Introdução

UM NADA DE POUCO, UM QUASE DE MUITO

      Ultimamente cozinhar tem me dado muita alegria. Passo a semana elaborando, pesquisando e pensando o que vou preparar no final de semana. Faço e refaço lista de compras, anoto receitas e falo, falo muito e da maneira mais exibida possível dos pratos que fiz no final de semana que já passou. A era dos sanduíches no jantar está prestes a acabar, pelo menos a do sanduiche de pão light, queijo e presunto.

       Saí da casa dos meus pais há aproximadamente um ano e meio para morar com meu namorado. Quando cheguei aqui, me deparei com um prateleira cheia de temperos que eu nem sequer imaginava que existiam, e que, aparentemente, meu namorado também não. Eu aprendi a fazer arroz em um vídeo na internet e tinha agora a minha disposição um mundo de sabores e nenhuma vontade de embarcar nessa viagem.

       A vontade de cozinhar veio as poucos, aprendi a usar o forno para fazer outras coisas além de pizza congelada e comecei a frequentar o mercado público. No início era para comprar frios, mas o tempo passou e ir ao mercado se tornou um luxo que eu podia me dar toda semana. Foi lá com os rapazes da Banca do Holandês (os melhores fatiadores de frios de Porto Alegre), que eu comecei aprender a cozinhar. Jamais vou esquecer que na primeira vez que me arrisquei a comprar algo além do básico queijo e presunto, ao me entregar o pacote de funghi seco o moço do balcão, que provavelmente detectou minha inexperiência na voz, com toda sua indelicadeza me disse “Tu sabe que tem que deixar fervendo antes de comer, né?!” Em silêncio e apavorada acenei com a cabeça que sim. Assim eu fiz meu primeiro risoto.
       
       Cozinhar se tornou mais fácil, mas a grande virada na vida da cozinha daqui de casa foi quando fomos a um churrasco na casa de um amigo uruguaio. Ficamos todos na sua cozinha/sala em volta do fogão enquanto ele nos preparava algo para comer. Sem a mínima delicadeza, ele atirava os temperos sobre as batatas que cozinhavam lentamente com a água que ele esporadicamente despejava de uma bela chaleira laranja na panela de ferro sem cabo. O tempo foi passando e a fome chegou junto com o cheiro das batatas que vieram a ser as melhores batatas que já comi. O meu entusiasmo foi tão aparente, provavelmente porque devorei as batatas com tamanha voracidade, que na manhã seguinte já havia recebido uma mensagem com todas as instruções para fazer a MELHOR BATATA DO MUNDO (ênfase porque esse é o momento de imaginar um uruguaio pronunciando isso, e com dramaticidade, é claro). Eu estava desafiada, eu precisava fazer aquelas batatas. Foi assim que eu criei coragem e desbravei minha prateleira de temperos. As batatas ficaram ótimas, amigos, familiares e namorado adoraram. Não chegaram aos pés das batatas originais é claro, mas quem sabe um dia eu chegue lá.
      
      Bistrô da Bessarábia é uma tentativa de fazer algo novo dividindo com os outros a cozinha, minha nova descoberta, aliada à fotografia, uma das minhas alegrias mais antigas e, provavelmente, minha alegria essencial. Sou formada em cinema e estudo artes visuais há algum tempo. O nome do blog é uma homenagem à parte da minha família que veio da região da Bessarábia, atual Moldavia. Surgiu durante um almoço que fiz na casa do meu avô, soou tão bem que achei que ficaria ótimo como título de blog.  Esse outro título, Nada Pouco Quase Muito, me acompanha desde os meus 18 anos, e só hoje, quando pensei em escrever esse texto, me dei conta que esse título define muita coisa em mim. Quando as pessoas me perguntam o que faço é sempre bastante complicado responder, quando perguntam o que quero fazer, também. Talvez em alguns anos eu encontre uma definição, enquanto isso sou assim indefinida nada pouco quase muito.  

Beijos
A.

(Porto Alegre, 7 de Outubro de 2012)

2 comentários:

  1. Olá me deparei com seu blog qdo pesquisava comida da bessarábia.
    Tbem sou descendente de bessarabianos.
    Vi q parou de postar, por favor continue, nossa raça é pouco conhecida, inclusive pelos descendentes.
    Se quiser algumas dicas, terei enorme prazer em lhe fornecer .
    meu email colozovski@hotmail.com
    Facebook da minha familia.
    https://www.facebook.com/groups/842626039082427/

    ResponderExcluir