quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pavlova de chocolate com framboesa e mirtilo


   Se você não sabe o que é Pavlova, tudo bem, eu também não sabia até resolver fazer uma. Basicamente é um merengue gigante e nessa receita ele vira uma torta veronil.

  Tudo começou porque encontrei uma caixinha de framboesas à venda no supermercado e não resisiti, eu precisava comprá-las,  afinal não é todo dia que a gente encontra framboesa no supermercado aqui em Porto Alegre.


 Você pode fazer a pavlova com a fruta que quiser, morango, maracujá, pêssego, é só escolher. Eu acabei adicionando um pouco de mirtilo porque metade das framboesas vieram estragadas e eu não queria que a cobertura da Pavlova ficasse com falhas ( a gente não  encontra todo dia framboesa no supermercado, mas na empolgação, nunca esqueça de escolher bem as frutas...)

 A pavlova é um doce que pode parecer difícil de fazer, mas se você tiver um batedeira, vai ser bem tranquilo (e a verdade é que nesse exato momento eu estou comendo um pedaço e está simplesmente divino!) É um dos doces mais diferentes que já comi, e com certeza está  entre os 10 mais deliciosos!!!.
Pavlova de chocolate com mirtilo e framboesa

Ingredientes:
  • 4 claras de ovo
  • 8 colheres de sopa de açúcar de confenteiro - 2 por clara
  • 2 colheres de chá de amido de milho
  • 1 colher de chá de vinagre
  • 1/2 colher de chá de baunilha
  • 2 colheres de chá de cacau em pó
  • 1 xícara de nata
  • framboesa e mirtilo - o quanto você quiser
Modo de Preparo: 
  Pré-aqueça o forno em 180ºC.

  Bata as claras em neve. Adicione o açúcar aos poucos, 2 colheres de sopa por vez, enquanto a batedeira continua funcionando. Acrescente o amido de milho, o vinagre, o cacau e a baunilha. Misture novamente.


   Pegue um prato do tamanho que você desejar (do tamanho que quiser que seja o merengue) e, em um forma forrada com papel manteiga, use-o para delimitar com um lápis a área da sua pavlova. Com uma colher, adicione a mistura aos poucos no papel manteiga sobre a forma, sempre dentro da área delimitada. Depois que todo o merengue estiver colocado, use uma espátula para deixar o merengue em formato de disco.


  Leve ao forno e reduza a potência para 150ºC. A redução da temperatura é bastante importante para que o ponto da pavlova fique ideal.

  Deixe cozinhar por 1h15min. Apague o forno e deixe a porta entreaberta para a pavlova esfriar. 


   Enquanto o doce esfria, bata a nata na batedeira.
  

   Tire a a Pavlova do forno e coloque em um prato, espalhe a nata por cima e adicione as frutas.

3 comentários:

  1. Ai, ai, ai, eu quero!!!! Por mim só o merengue está bom. Aquela foto com ele assado, gordinho, tá ótima. Muita vontade de comer.
    Nigella que se cuide...
    Bjos,
    Fê.

    ResponderExcluir
  2. Olá, vc é tem bistro ou algo parecido? entre em contato cmg.

    ResponderExcluir