domingo, 4 de novembro de 2012

Acidentes acontecem: Pão de chocolate e pêra


Pão de chocolate e pêra

Ingredientes:

  • 1 3/4 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 100g de manteiga sem sal
  • 3/4 xícara de açúcar mascavo
  • 2 ovos grandes
  • 1/2 xícara de molho de maçã
  • 2 colheres de sopa de essência de baunilha
  • 2 peras picadas
  • 150g de chocolate amargo picado



Modo de preparo:

Em uma vasilha peneire a farinha, o sal e o fermento. Reserve.

Misture o açúcar e a farinha com a batedeira por aproximadamente 3 minutos até ficar pastoso. Acrescente os ovos um a um, o molho de maça e a baunilha. Adicione a farinha lentamente enquanto a batedeira funciona. Mistura pronta, acrescente as peras e o chocolate.

Despeje massa em um forma untada e asse por aproximadamente uma hora.


Calda de maçã:



Ingredientes: 


  • 2  maçãs sem sementes, picadas e descascadas (eu fiz com casca mesmo)
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1/2 colher de suco de limão (não usei)
  • 1 ou 2 colheres de sopa de água


Modo de preparo:

Junte tudo em uma panela e cozinhe por 20 minutos.
Eu fiz no microondas em 3 minutos sem acrescentar água, funciona também.

Depois de cozido misturar com mixer ou com amassador de batatas.



   Passei a semana passada pensando e me preparando para fazer algo especial para o domingo que passou. Já fazia quase um mês que a minha cunhada havia marcado um chá na casa dela e me comprometi a levar algo. Achei que essa receita era uma boa pedida, e foi mesmo com alguns obstáculos pelo caminho.
 
   Sábado fui às compras e no domingo, assim que acordei, já estava na cozinha preparando tudo para cozinhar. Tudo ia muito bem, preparei a calda de maçã, piquei as peras e o chocolate, até a batedeira eu usei! Mistura pronta, coloquei o "pão" no forno. Foi aí que a coisa começou a desandar. Enquanto eu arrumava a bagunça que deixei na cozinha, comecei a sentir um cheiro estranho, chequei o forno e estava apagado, o gás havia acabado. Sem problemas, logo troquei pelo reserva. A princípio isso não pareceu nada, mas o azar estava lançado e o que aconteceu só não foi uma "bread tragedy" porque consegui manter a calma (depois de me desesperar um pouco, é claro).

    Foi na hora de tirar o pão do forno que veio o desastre, mas ele só aconteceu porque a receita não deu muito certo em primeiro lugar. O pão não ficou nem um pouco com textura de pão, o que eu acho que aconteceu porque não acertei o tempo no forno, por causa do gás que acabou. Muito melhor, ficou com ares de bolo e além de toda a minha dedicação e carinho tinha tudo para estar uma delícia. Voltando ao desastre, o pão já estava fora do forno e resolvi cortar um pedaço para o meu namorado, a essa altura já era meio dia, ele não estava em casa e nem ia ir no chá por causa de uma viagem, mas merecia um pedaço. Separei um prato para colocar o "pão", peguei a beirada do papel manteiga e ergui o pão/bolo. Foi na metade do trajeto forma/prato que o papel rasgou e o doce se estatelou no chão, isso em sintonia com o grito quase agudo e assustado que dei (nada desesperador, não sou do tipo histérica). Foi tudo em slow motion e acho que fiquei uns 15 segundos em silêncio, observando o doce que passei a manhã fazendo em pedaços, no chão.



Foi horrível, mas passou. Juntei o "pão", ou pelo menos o que restou dele, e as partes que não encostaram no chão montei como um quebra-cabeça no prato. Fiquei com muita dúvida se o melhor não seria comprar algo pronto e deixar o pão/bolo em casa. Resolvi levar o que fiz e contei o que tinha acontecido achando que ninguém ia querer, mas mesmo com cara de Frankenstein parecia tão bom que ninguém se importou – inclusive recebi elogios de tão bom que ficou.

Aproveitem a receita, fica muito boa mesmo e não segurem o papel manteiga muito pela beirada. Ele rasga...

Beijos e boa sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário