quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cake de canela com glacê de baunilha

    Tardes chuvosas combinam com chá, bolinho e amigos por isso resolvi experimentar essa receita quando fiquei sabendo que o meninos vinham me visitar.


Cake de canela com glacê de baunilha
Ingredientes bolo:
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 6 colheres de sopa de manteida derretida
  • ¼ de xícara de leite
  • 1 ovo
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de canela
  • ¼ de colher de chá de fermento
  • 1 xícara de farinha de milho fina
  • 1 pitada de sal
Modo de fazer:
Enquanto você prepara deixe o forno pré-aquecendo em 180 graus Celsius.
Misture o açúcar, a manteiga, o leite, o ovo e a baunilha até ficar cremoso.
Acrescente a farinha de milho, a farinha trigo, a canela, o fermento e o sal. Misture bem.
Unte uma forma (eu recentemente descobri o papel manteiga e ele mudou minha vida na hora lavar o louça – unte a forma com óleo, coloque o papel manteiga e unte novamente) despeje a massa do bolo e asse entre 30 e 40 minutos.(Depois de colocar a massa do bolo na forma é sempre bom cortar as beiradas do papel para evitar acidentes.)
Deixe esfriar.
Rende oito pedaços
Ingredientes glacê:
  • ½ xícara de açúcar refinado
  • 1 colher de chá extrato de baunilha
  • 1 colher de chá leite
Como fazer:
Misture os ingredientes em fogo baixo até o açúcar derreter. Aplique a mistura sobre o bolo frio.



    Como eu fiquei sabendo que eles vinham um pouco em cima da hora, acabei fazendo um pouquinho diferente da receita original usando apenas o que tinha em casa. Substituí o açúcar mascavo por açúcar orgânico e a farinha de milho por farinho de trigo. A substituição do açúcar mascavo me deixou um pouco em dúvida no resultado da primeira mistura, ela acabou ficando mais pastosa do que cremosa. Não sei se essa textura acabou influenciando no resultado final, mas que ficou ótimo ficou.

Beijos
A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário