quarta-feira, 17 de outubro de 2012

RED CURRY: almoço de domingo para o Luca

  
     Essa receita é uma adaptação minha com um curry que a gente encontra no mercado pré-pronto. Funciona bem nesses domingos que você não quer pensar muito para cozinhar e nem quer ter muito trabalho preparando um almoço diferente e bom.

Red curry com frango
Ingredientes:
  • 1 colher  de sopa óleo vegetal
  • 50 g (1 envelope) de curry vermelho Real Thai – nesse envelope o curry já vem como pasta o que deixa o processo todo mais simples. Caso você tenha dificuldade de achar o curry, aqui em Porto Alegre eu costumo encontrar no Mercado Público por cinco reais, o que é bastante barato, considerando que você vai preparar um prato exótico.
  • 400 ml de leite de coco – realmente ficaria mais gostoso se você fizesse com o leite de coco tailandês mas em relação ao custo não vale a pena. 200 ml de leite de coco tailandês, uma garrafinha pequena, custa aproximadamente 14 reais enquanto a mesma medida do leite de coco nacional custa em média 2 reais. Se você pode investir, vai lá, vai ficar ainda melhor, se você não pode, não se preocupe, o curry também vai ficar bem gostoso.
  • Frango, não sei dizer exatamente a medida que fiz, mas foram aproximadamente três peitos de frango pequenos. 
  • 1 cenoura
  • 1 batata pequena
  • Castanha de caju – eu coloquei um punhado pequeno, mas coloque o quanto você preferir.
  • Cebolinha
Preparando:
    Esse curry é realmente bastante fácil de fazer, se você é como eu poucaprática na cozinha não precisa se assustar até porque não tem como ficar ruim.

    Pra quem nunca comprou frango, compre ele desossado e sem pele. Perder tempo limpando carne de galinha não é legal. Eu já comprei ele assim, sem pele e osso, então foi só tirar aquelas gordurinhas que você que já comprou frango algumas vezes sabe que sempre ficam. Eu gosto de cortar o frango de maneira bem tosca com pedaços nada uniformes, mas se você tem mania de perfeição, pode cortar ele em cubos.

    Corte a cenoura e a batata como quiser. Eu cortei a cenoura ao cumprido porque acho mais bonito. A batata, em pedaços pequenos para dar aquela sensação de surpresa que a gente tem quando come alguma coisa que não vê na comida (a batata vai “sumir” nesse mar de curry vermelho).

    No envelope de curry vermelho da Real Thai vem uma indicação de preparo, eles sugerem que você cozinhe em fogo baixo por um minuto a pasta com o óleo vegetal e depois acrescente o leite de coco misturando até ficar homogêneo. Minha sugestão é que você prepare apenas metade do envelope, umas 25 g com os 400 ml de leite de coco. Esse curry é muito apimentado e rende bastante. Porém se você e seus amigos tem uma curiosidade sobre o sabor do fogo não custa arriscar, só não vale chamar as meninas de dragão depois…

   O molho de curry fica bem líquido, então se você vai fazer pra bastante gente pode fazer com mais frango. Eu fiz metade da receita pra três pessoas e sobrou um pouquinho. Para vocês terem noção de como rende, a receita que fiz hoje é a metade dessa, da última vez que fiz sobrou muito curry e eu acabei congelando. 

   Depois da mistura do curry estar homogênea, acrescente na panela o frango em pedaços, a cenoura e a batata e fique mexendo até o frango cozinhar e você considerar o ponto da cenoura e da batata ok. 
Cozinhe em fogo médio. Quando o frango cozinhar, retire a panela do fogo e acrescente a castanha de caju e acrescente a cebolinha picada por cima.

   Arroz é um ótimo acompanhamento. Antes de começar a preparar o curry coloque o arroz para ferver. Quando você terminar de cozinhar o frango, o arroz vai estar pronto. Uma boa dica é misturar gergelim preto com o arroz, dá um gostinho a mais e deixa o arroz com um look especial.

   Sirva o curry com arroz e tenha uma garrafa de água bem grande na mesa, o pessoal vai achar bastante apimentado. E, por favor, sejam mais espertos que eu e não dêem isso de almoço para uma criança. O almoço de domingo do meu sobrinho teve uma média de um gole de água por garfada de curry. Mas tava bom né Luca?!


Beijos da futura madrinha de catequese
A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário