quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Foundant de chocolate e avelã


Aproveitei um tempinho extra e preparei essa delícia, meu pai vai vir jantar aqui em casa e já quis deixar a sobremesa pronta. Acontece que não era tão simples como eu imaginava e se você pensar que descobri e fiz algumas coisas pela primeira vez, dá até pra considerar que foi quase uma aventura! Mas não se assustem, eu que sou um pouco exagerada mesmo, o resultado supera tudo!



Foundant de chocolate e Avelã 

Ingredientes:

  • 200 g de chocolate ao leite
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de manteiga
  • 4 ovos
  • 100 g de avelã 
  • 50 g de maisena (eu não tinha maisena em casa e fiz com farinha mesmo, ficou delícia igual)
  • 1 Laranja (você vai usar apenas o bagaço)




Modo de preparo:

      Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Para quem nunca fez: Em uma panela coloque água para ferver. O chocolate e a manteiga você coloca em uma vasilha de vidro resistente ao calor, depois é só colocar a vasilha dentro da panela. O chocolate vai derreter e é bom dar uma mexida de vez em quando. Depois de derretido é só apagar o fogo.

     A parte do bagaço da laranja foi a mais complicada para mim. Me atrapalhei um pouco mas solucionei tirando o suco da laranja e separando a polpa da casca. Cortei a polpa em pedaços e fui separando os gominhos com a mão. Dá até pra pensar, "porque todo esse trabalho?", a resposta você vai ter na hora que provar o doce e sentir o gostinho suave da laranja contrastando com o do chocolate. Não dá vontade de parar de comer,  verdade é que nem sei se ainda vai haver  Foundant para o nosso jantar... (Sugestão para otimizar o tempo: prepare a laranja enquanto o chocolate derrete.)

    Misture os ovos e o açúcar até ficar clarinho. (Momento surpreendente para mim, o primeiro ovo que despejei na vasilha tinha duas gemas! E o segundo também! O terceiro não, mas minha mãe deve ter dado gargalhadas quando liguei pra ela pra perguntar se isso era normal...)

Depois é só acrescentar a maisena, a laranja e o chocolate e misturar bem. Por último acrescente as avelãs.

Despeje em uma forma untada com óleo e farinha. (Eu usei papel manteiga)

Assar em 160º por aproximadamente 20 minutos ou até a superfície ficar rígida e um pouquinho craquelada. O Foundant é especial por causa da mistura de texturas, vai ficar durinho por cima e cremoso no interior. É um pouco difícil acertar o ponto, se passar um pouco não tem problema, vai ficar ótimo também. O meu não ficou ideal, não vi problema nenhum!



Beijos.
A.




Nenhum comentário:

Postar um comentário